Você está aqui: Página Inicial Microempreendedor Individual Como fazer a formalização do MEI
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Google +
  • Twitter
  • Facebook
 

Como fazer a formalização do MEI

O cadastro como Microempreendedor Individual permite que você tenha seu CNPJ e emita nota fiscal, entre outros benefícios. Faça o registro agora: é rápido e fácil!

Microempreendedor Individual (MEI) é quem trabalha ou quer trabalhar por conta própria e formaliza seu negócio como empresa. Para ser um MEI, é necessário faturar, no máximo, até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Formalizar o negócio traz uma série de vantagens. Saiba quais são os benefícios de ser MEI.

Mas antes de preencher os formulários, você sabe o que é preciso para administrar o seu negócio? O Sebrae ajuda você a dar este passo com o Começar Bem. São palestras e oficinas que te ensinam, por exemplo, a aumentar o lucro e reduzir prejuízos.

O curso à distância Microempreendedor Individual também te deixa bem informado de tudo o que é preciso saber para se formalizar: direitos, benefícios, obrigações e orientações para aumentar os lucros, conquistar mais clientes e até contratar um funcionário.

Antes de fazer o registro

Antes de iniciar o registro da sua empresa, entenda quais são os deveres do MEI e preste atenção em alguns cuidados:

  • Verifique se recebe algum benefício previdenciário (salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social). A formalização pode levar ao cancelamento do benefício;
  • Servidores públicos estaduais e municipais devem verificar se sua legislação permite que eles também se formalizem como MEI;
  • Estrangeiro só pode formalizar um negócio mediante apresentação do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros, pois este é o “visto permanente”;
  • Confira antes com a Prefeitura se a atividade pode ser exercida no local desejado;

Atividades permitidas

Pesquise aqui se as atividades escolhidas podem ser registradas como MEI. Como microempreendedor individual, você pode se registrar em uma atividade principal e até 15 atividades secundárias.

É hora de fazer o cadastro

Já está pronto para formalizar? Este vídeo te ajuda no passo a passo para preencher tudo certinho.

 

Complete os campos abaixo e siga em frente! Se ainda precisar de mais informações, clique aqui para ler o passo a passo detalhado.

Cadastroformalizar

 

E não se esqueça de pagar todo mês o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Clique aqui para saber mais.

Aprenda a gerir o seu negócio

Caso queria saber mais sobre outros assuntos para administrar sua empresa, confira os cursos, oficinas, dicas, livros, vídeos, podcasts e até jogos do Ensino a Distância – EAD Sebrae. Tudo gratuito e online.

Na dúvida, ligue para o Sebrae (0800 570 0800) ou clique aqui para falar com um especialista por chat ou e-mail!

Ações do documento