Você está aqui: Página Inicial Microempreendedor Individual Como emitir, imprimir e pagar o DAS-MEI
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Google +
  • Twitter
  • Facebook
 

Como emitir, imprimir e pagar o DAS-MEI

O MEI tem direito a aposentadoria, salário-maternidade, auxílio doença, entre outros benefícios. Mas para isso é preciso pagar o boleto mensalmente.

O Microempreendedor Individual (MEI) tem direito a aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e outros benefícios. Para isso, é preciso pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) mensalmente e estar em dia com outros deveres do MEI.

Atenção: Muitos Microempreendedores deixam de pagar as parcelas mensais obrigatórias porque acreditam que estão desobrigados. Além da possibilidade de ocorrer o cancelamento automático do MEI, os débitos continuam em aberto.
 

 

Quanto é o imposto? Pagando o DAS, o MEI automaticamente paga:

  • Nada para o Governo Federal
  • 5% de INSS para  Previdência Social sobre o valor do Salário Mínimo,
  • R$ 5 de ISS para o Município, se a atividade for serviço, ou R$ 1 de ICMS para o Estado, se for comércio ou indústria.

 

Cuidado com as fraudes: O MEI não é obrigado a se filiar a nenhuma Instituição ou a pagar boletos enviados pelo correio por instituições, associações e/ou sindicatos. Sendo assim, caso receba este tipo de cobrança, não efetue nenhum pagamento.

 

O pagamento da DAS pode ser feito de três maneiras:

  1. Por débito automático. Clique aqui para acessar o site do Simples Nacional. O procedimento é simples e facilita muito manter as obrigações do MEI em dia. Se ainda tiver dúvidas, acesse a seção de Dúvidas Frequentes.
  2. Por pagamento online. Clique aqui para acessar o site do Simples Nacional. O procedimento é simples e facilita muito manter as obrigações do MEI em dia. Se ainda tiver dúvidas, acesse a seção de Dúvidas Frequentes.
  3. Por boleto impresso, basta clicar no botão abaixo e seguir os seguintes passos:

 

btn_emitir-guia.png

  

  • Preencha o seu CNPJ e os caracteres que aparecem na imagem;
  • Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)” e selecione o ano.
  • Selecione os meses que deseja pagar, informe a data para o pagamento e clique em “Emitir DAS”
  • Salve ou imprima o documento PDF e pague até o dia 20 de cada mês. Guarde junto com os comprovantes.
É recomendado ainda fazer o controle das receitas todo mês, para já organizar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual

Saiba mais sobre as finanças do seu negócio

Conheça o curso SEI Controlar Meu Dinheiro, você vai aprender a controlar o caixa para aplicar facilmente no dia a dia do seu negócio.

 

Caso queria saber mais sobre outros assuntos da gestão do seu negócio, confira os cursos, oficinas, dicas, livros, vídeos, podcasts e até jogos do Ensino a Distância – EAD Sebrae. Tudo gratuito e online.

Na dúvida, ligue para o Sebrae (0800 570 0800) ou clique aqui para falar com um especialista por chat ou e-mail!

Ações do documento